sábado, 30 de maio de 2015

Características gerais

Os platelmintos são vermes que surgiram na Terra há provavelmente cerca de 600 milhões de anos. Esses animais têm o corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy: 'achatado'; e helmin: 'verme').
Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.
São triblásticos acelomados, com simetria bilateral e corpo maciço. A espessura do seu corpo é muito pequeno, com isso, mesmo as células mais internas do corpo não ficam muito distantes da superfície, o que permite a troca de gases respiratórios (a respiração é por difusão) e a liberação de excretas nitrogenadas (amônia) por difusão através da superfície do corpo. Os platelmintos são os primeiros animais a apresentarem estruturas relacionadas especificamente com a excreção, as células flama ou solenócitos. Essas células dispõem-se ao longo do corpo do animal, comunicando-se uma com as outras, através de dutos excretores, que se abrem nos poros excretores, ou nefridióporos
Medindo desde alguns milímetros até metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, não possuem ânus (são protostômios. A digestão é extra e intracelular, e no revestimento interno do intestino, há células secretoras que produzem enzimas digestivas. Alguns nem tubo digestório têm e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro.
O sistema nervoso dos platelmintos apresenta uma tendência evolutiva, pois é partir desse grupo que se iniciou a cefalização, tendo em vista que as células nervosas passarem a se agrupar na região anterior do corpo, onde estão presentes dois gânglios cerebroides, é onde existe a maior concentração de células nervosasAs células nervosas se agrupam e formam dois cordões nervosos localizados ventralmente, os quais se comunicam por meio de fibras transversais. Esse tipo de sistema nervoso é chamado ganglionar. 
O sistema reprodutor dos platelmintos, assim como as estruturas reprodutivas, apresentam especificidades de acordo com cada classe de animais, que serão abordados a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário